A César o que é de César

Redação:


“Dai a César o que é de César” significa que é lícito o pagamento de impostos cobrados pelos governos humanos. Contudo, jamais alguém pode direcionar aos governantes terrenos aquilo que é devido exclusivamente a Deus. Daí a continuação da declaração é: “e a Deus o que é de Deus”Na verdade o significado da declaração: “Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, é melhor compreendido à luz de seu contexto. Foi Jesus quem disse essas palavras. Isso aconteceu quando Ele foi questionado por um grupo de pessoas se era lícito pagar ou não pagar impostos a César (Mateus 22:15-22) Mas essa pergunta era, na realidade, uma armadilha contra o Senhor Jesus. Os fariseus queriam destruir Jesus. Mas eles não o atacavam pessoalmente porque temiam a reação do povo. Então eles procuravam a todo custo apanhar Jesus em suas próprias palavras. O episódio da pergunta sobre a questão do tributo cobrado por César, era uma dessas ocasiões. Os fariseus enviaram a Jesus alguns de seus discípulos. Esses homens ainda estavam acompanhados por discípulos dos herodianos – que eram os partidários da casa de Herodes. Esses dois grupos eram completamente opostos. Os fariseus advogavam ser os mais zelosos com a Lei de Deus. Já os herodianos não tinham interesse pela Palavra do Senhor; eles se preocupavam mesmo era com seus interesses políticos. Em comum, os dois grupos tinham um forte desejo de acabar com Jesus. Os ensinos e a pessoa de Jesus Cristo ameaçavam tanto o sistema cultivado pelos fariseus quanto o modo de vida dos herodianos. A identificação de Jesus como um verdadeiro herdeiro da casa real de Davi era um problema para os herodianos; bem como a reivindicação de que Jesus de fato era o Messias anunciado nas Escrituras pelos profetas, também era visto como uma ameaça blasfema pelos fariseus.Contudo, a união de fariseus e herodianos naquele contexto tinha ainda um objetivo extremamente estratégico. No pensamento deles, a resposta da pergunta que fariam a Jesus o colocaria em oposição a um dos dois grupos; e também poderia minar sua popularidade junto do povo.