Venda sua capa e compre uma espada foi uma instrução simbólica dada por Jesus a seus discípulos durante a Última Ceia relatada no Evangelho de Lucas e que tem sido interpretada de diversas formas por estudiosos e teólogos
Então, Jesus os adverte: “Agora, porém, quem tem bolsa, pegue-a, assim como a mochila de viagem; e quem não tem espada, venda a própria capa e compre uma.(Lucas 22:36)
Em linguagem metafórica, ele ameaça que em breve eles encontrarão grandes problemas e ataques ferozes; assim como quando um general, com a intenção de liderar os soldados no campo de batalha, os chama para as armas e ordena que deixem de lado todos os outros cuidados, e pensem em nada além de lutar, nem sequer pensem em comprar comida. Pois ele mostra a eles – como geralmente é feito em casos de extremo perigo – que tudo deve ser vendido, mesmo para o guião e a bolsa, a fim de fornecer armas a eles. E, no entanto, ele não os chama para um conflito externo, mas apenas, sob a comparação da luta, ele os adverte das severas lutas de tentações pelas quais devem sofrer e dos ataques ferozes que devem sustentar em disputas espirituais. Para que eles se entregassem mais voluntariamente à providência de Deus, ele primeiro os lembrou, como eu disse, que Deus teve o cuidado de supri-los com o que era necessário, mesmo quando eles carregavam consigo nenhum suprimento de comida e roupas. Tendo experimentado suprimentos tão grandes e oportunos de Deus, eles não deveriam, no futuro, ter nenhuma dúvida de que ele supriria todas as suas necessidades.