Lição 2 – Epístola aos Romanos - 31 OUT

Escrito em 25/10/2021
IB Monte da Fé


31/10/2021
TEMA CENTRAL: ESTUDO SOBRE A EPÍSTOLA AOS ROMANOS
 
 
Verso chave: “Como está escrito: Não há um justo, nenhum sequer. ” (Rm 3:10)
Leitura bíblica em classe: Romanos 1. 18-20,25,27 a 2.1,17-21
 
INTRODUÇÃO
Na lição passada vimos que Paulo escreve a carta para preparar os irmãos de Roma acerca da sua vontade de visitá-los. Informa também, sua intenção de fazer da igreja de Roma uma base missionária para anunciar o evangelho de Cristo aos gentios.
Na lição de hoje aprenderemos como o pecado atingiu a toda a raça humana. Paulo nos mostra em Romanos, que tanto os pagãos que estão nas trevas, quanto os judeus, que se orgulhavam de ter a Lei, estão sob o mesmo domínio do pecado. Logo a necessidade de salvação através de Jesus Cristo a todos.
 
I – A NECESSIDADE DE SALVAÇÃO PARA OS GENTIOS
No capítulo 1 de Romanos, Paulo inicia sua argumentação aos gentios de que precisam ser salvos da seguinte maneira:
Deus se revelou a eles através da natureza (verso 18,19 e 20). Os homens, somente pela contemplação da natureza deveriam perceber a existência de Deus e dar graças por isso, porém não o fizeram. Antes, mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem do homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis como diz no verso 23.
I.a- As consequências da rejeição
Ao rejeitar a revelação de Deus, o homem cai gradativamente. Do verso 21 a 32 Paulo traça a decadência humana:
Pensamentos fúteis – Não levaram Deus em conta;
Coração obscurecido;
Julga-se sábio – Perderam a capacidade de se avaliar;
Idolatria;
Imoralidade.
Entendemos com isso que embora o homem não possa conhecer a Deus perfeitamente através da contemplação da natureza, todavia se tornam indesculpáveis para Deus. O homem teve a oportunidade de voltar-se para Deus, no entanto preferiram seus próprios caminhos. Por isso Deus os entregou (v24,26).
 
II – NECESSIDADE DE SALVAÇÃO DOS JUDEUS (Rm 2)
Enquanto no capítulo 1 de Romanos Paulo fala da necessidade de salvação dos gentios, no capítulo 2, o apóstolo volta sua atenção para os Judeus dando o seguinte recado: “Não são só os gentios que estão perdidos, mas vocês também estão!”
II.a- O que os judeus pensavam acerca da salvação
Paulo fala aos Judeus legalistas, praticantes, não convertidos. Eles se achavam salvos pelo mérito de serem o povo escolhido, filho de Abraão, circuncidado. E como receptáculo da Lei, se achavam isentos do julgamento de Deus. Logo, tinham uma posição crítica em relação aos demais povos.
Paulo aponta 3 erros do Judeu legalista (Rm 2: 3-5):
Se achavam acima do juízo de Deus;
Interpretavam de forma equivocada os favores de Deus para com Israel;
Mediante esses favores se tornaram arrogantes.
Isso nos lembra algo? Quantas vezes nos achamos especiais por sermos filhos de Deus e desprezamos aos demais?
A bondade de Deus para conosco, não veio para nos isentar do juízo mas para nos levar ao arrependimento.
 
III - EM DEUS NÃO HÁ PARCIALIDADE -  Rm 2. 6-11
Deus retribuirá a todos segundo o seu procedimento. Esse será o critério para o seu julgamento. Como se dará esse julgamento?
Paulo explica dos versos 12 a 16 que cada um será julgado de acordo com a revelação que cada um recebeu:
1 - Julgamento para o gentio - O pagão peca sem ter a Lei, logo seu julgamento não será baseado na Lei, mas através da revelação natural e de sua consciência. Mesmo sem a Lei, o pagão tem os princípios da Lei gravada em seu coração (v 15).
2 - Julgamento Para o Judeu – Os Judeus receberam a Lei e para serem justificados teriam que cumprir toda a Lei. (Rm 3:9-10)
O propósito de Paulo era mostrar que: Nenhum gentio, por mais que tente, não consegue cumprir a norma da lei em seus corações. Os judeus não cumprem à risca todas as exigências da Lei, então quantos se salvarão a partir desse critério? NINGUÉM!
 
CONCLUSÃO
Vimos que o pecado através de Adão passou a todos os homens e com isso estamos todos debaixo da condenação eterna. Como então nos salvaremos?
Em Deus não há parcialidade, ele julgará a cada um de nós segundo a revelação que recebemos dele. Com isso vemos nossa total incapacidade de nos salvar. A salvação é somente pela graça.