31 Outubro - 506º Aniversário da Reforma Protestante

Redação:
Carlos Leal


No século XVI, a europa passava por mudanças politicas e sociais que refletem até nos dias de hoje.
O fortalecimento de ideias absolutistas que, embora fosse favorável a igreja no que diz respeito à isenção de impostos, acabou por facilitar um movimento que mais tarde seria conhecido como Reforma Protestante.

No auge destas mudanças, em 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero, inconformado com a exploração da igreja sobre o povo, principalmente contra a venda de indulgências consentidas pelo papa Leão X, elaborou 95 teses repudiando ensinamentos e práticas eclesiásticas e afixou-as na porta da catedral de Wittemberg.

Em menos de um mês, as 95 teses de Lutero percorreram praticamente toda a Europa, causando grande descontentamento ao papa Leão X.

Esse fato é considerado como o início da Reforma Protestante, e culminou com a excomunhão de Martinho Lutero, que foi acusado de heresia pela igreja romana.

A Reforma Protestante resultou em divisão da igreja ocidental entre católicos romanos e protestantes ou reformados e, teve implicações tão profundas que ainda hoje, passados mais de 500 anos, ainda se pode perceber suas influências, não só na teologia, mas também na politica, no direito, na economia, filosofia e ética (princípios que orientam as ações ou comportamento humano e a capacidade de avaliar tais ações dentro dos princípios de moralidade) e etc...

Pensadores e teólogos posteriores à Martinho Lutero estabeleceram cinco pilares sob os quais se baseiam todo o pensamento de oposição à igreja de Roma.  Estes cinco pilares são comumente chamados de cinco solas:

Sola Scriptura = Somente as Escrituras

Solus Christus = Somente Cristo

Sola Gratia = Somente a Graça

Sola Fide = Somente a Fé

Soli Deo Gloria = Somente a Deus a glória

Outros nomes, alguns destes bem antes de Martinho Lutero (1483 - 1546), tiveram grande importância para o movimento reformista. Estes personagens ficaram conhecidos como os pré-reformistas, são eles:

John Wycliff (1325 - 1384)

Jan Huss (1372 - 1415)

Jerônimo Savonarola (1452 - 1498).

Mas, esta é uma outra HISTÓRIA...