Lição 4 - Epístola aos Romanos - 14 NOV

Escrito em 15/11/2021
IB Monte da Fé


DATA:14/11/2021
TEMA CENTRAL: ESTUDO SOBRE A EPÍSTOLA AOS ROMANOS
 
LIÇÃO 4 – OS EFEITOS DA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ
 
Verso chave:
“Mas Deus prova seu amor para conosco me que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. ” (Rm 5:8)
Leitura bíblica em classe: Romanos 5. 1-8
 
INTRODUÇÃO
Nos quatro primeiros capítulos da epístola aos Romanos vimos sobre:
A perdição dos que nunca ouviram o evangelho – Cap. 1
A perdição dos que receberam o evangelho (A.T, a Lei) – Cap. 2
 
No capítulo 3, Paulo coloca todos debaixo da mesma condição de condenados e apresenta Cristo como sendo o caminho proposto por Deus para justificar o homem perdido, tanto judeu como grego.
Vimos também como o apóstolo explica a justificação pela fé para os Judeus através de Abraão e Davi.
Faltava agora falar dos resultados dessa justificação. Que benefícios ela nos trouxe? É o que estudaremos nesta lição.
 
I – BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO Rm 5: 1 -11
A benção da paz com Deus - O termo usado não significa ausência de guerra, mas sim o termo usado no Antigo Testamento Shalom, paz como sendo o efeito imediato dessa justificação. Assim essa paz deve ser desfrutada aqui e agora.
Acesso a Deus – A fé no Cordeiro de Deus nos abriu a porta da graça.
A benção nas tribulações – Paulo tem no sofrimento uma motivação para se gloriar. (v 3,4)
O amor de Deus derramado em nossos corações – A visão que Paulo tem a respeito do Senhor é diferente da do judaísmo. O Deus que ele revela em suas epístolas é o amor, o amor que perdoa. No original a palavra indica origem ou posse. (v5)
Reconciliação com Deus apesar de sermos pecadores. (v8)
Pelo fato de estarmos unidos a Cristo pela fé, todos os benefícios conquistados por ele na cruz e na ressurreição são transmitidos a nós pelo Espírito Santo.
 
II – COMO NOS TORNAMOS PECADORES?
Para compreendermos melhor a justificação, primeiro temos que entender como nos tornamos pecadores.
Adão por conta da desobediência, recebeu como herança o castigo da morte. (Gn 3:19)
E esse castigo foi extensivo a toda a humanidade, sendo Adão o seu representante. Nesse aspecto, todos pecaram, pois descendemos de Adão. Para Paulo o ‘homem em Adão”, símbolo da velha criação está condenado, logo um projeto falido. Herdamos dele a culpa e a corrupção (v12). Já nascemos destinados à morte e antes mesmo de pecarmos (pecado no sentido voluntário e consciente), por conta da nossa descendência em Adão. É assim que nos tornamos pecadores.
 
III – COMO FOMOS ALCANÇADOS PELA JUSTIFICAÇÃO
Paulo nos diz no verso 14, que Adão prefigurava Cristo. Em que sentidos?
Ambos eram cabeça de uma raça – Adão da raça pecadora e falida e Cristo da nova criação.
Ambos são porta de entrada para duas realidades:
Adão – marcada pela herança do pecado, pela condenação e morte. Nós entramos nesse mundo de Adão pelo nascimento.
Cristo – Deus ao castigar o pecado em Cristo Jesus, justificou aqueles a quem Cristo representa (todos que haveriam de crer nele) e por esse ato de justiça veio a graça sobre todos. Nesse mundo entramos mediante a fé em Jesus.
Paulo deixa claro que temos escolha de permanecer ligados em Adão ou a Cristo. Se permanecermos a vida toda ligados em Adão, ao morrer, receberemos sua herança. Mas se pela fé nos unirmos a Cristo, então a herança de Adão é cancelada e receberemos vida eterna.
 
CONCLUSÃO
O capítulo 5, mostra de que forma Deus amou os homens. Numa demonstração inimaginável de amor, ele os justifica pela fé na pessoa bendita de Jesus e os abençoa com todas as bênçãos espirituais. Aprendemos que não é pelo que fazemos, mas pelo que Cristo fez por nós.
Somos justificados da mesma maneira que nos tornamos pecadores. Ou seja, por meio de alguém. (Rm 3:24)