LIÇÃO 10 - CARTA ÀS 7 IGREJAS DE APOCALIPSE

Escrito em 04/08/2022
IB Monte da Fé


 APOSTASIA NÃO DETERÁ A VITÓRIA FINAL DA IGREJA

TEXTO ÁUREO
“Eis que ele vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até mesmo aqueles que o transpassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. 
Assim será!  Amém.
“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-Poderoso”  Apocalipse 1:7,8

OBJETIVO DA LIÇÃO

  • Fazer a denúncia da apostasia espiritual e da imperiosa necessidade de despertamento espiritual.
  • Discernir e resistir às causas da apostasia que esgota a nossa vida espiritual e podem até decidir o destino eterno de muitos ao nosso redor.
  • Vencer a apostasia pela busca de um genuíno avivamento espiritual.

INTRODUÇÃO
Se a algo que não podemos deixar de considerar após o conhecimento da mensagem do próprio senhor Jesus, às igrejas da Ásia é que de fato, há um perigo real e letal para cada cristão e para toda a comunidade dos salvos em Cristo, que é apostasia espiritual existente nos últimos dias.
A instrução do autor de hebreus permanece necessária para nós: "Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio (Hb 3:12-14). 
Que ilustração mais perfeita para expressar essa grande chaga na vida do salvo e na comunidade dos santos?
"Um coração perverso e incrédulo" que se afasta do Deus vivo e que está enganado pelo pecado: Assim é todo aquele que está afetado pela apostasia espiritual. Para a glória de Cristo e por amor cuidadoso das almas, vamos todos batalhar contra a apostasia.

 1.    Tendo visto e ouvido, caí... (Ap 1:17 e 22:8)
1.1. Semelhantemente aos outros profetas que receberam visões escatológicas. (Ez 1:28 e Dn 8:18,19), João também não resistiu ao peso da revelação que lhe iluminara. A manifestação da glória de Deus, completa a natureza humana em contato com ela, de modo que esta percebe seu significado de existir no mundo enquanto os divinos propósitos são conhecidos. Deus tem prazer em se revelar a nós (Sf 3:14-17); 
1.2. Esta queda pela glória de Deus não é uma experiência teatralizada,  Nem mesmo aqui se trata de uma genuína experiência epifânica (manifestação divina), mas antes é um registro bíblico do quanto somos limitados para receber algo de Deus por nós mesmos enquanto ELE é poderoso e disponível em nos preparar (levantar) para tal propósito (Ap 1:7 e Isaias 41:4).
Precisamos reavivar a percepção do quão necessitado somos, de que o Senhor venha nos levantar (Ez 2:1-2).

2. "O tempo está próximo" 
2.1. A mensagem não está selada a poucas
(Ap 22:10), pois em breve acontecerá (Ap 1:19).
Há uma bênção para aqueles que aguardam diligentemente o cumprimento da profecia sem alimentar fantasias, mas fortalecendo o coração como descrito em Apocalipse 1:3 e Lucas 11:28.

3. "Reavivamento é um novo começo de obediência"
3.1 A conceituação acima de reavivamento (ou avivamento ou despertamento, ou ainda a renovação espiritual) do renomado servo do senhor do século XV, Charles Finney, e tão ricamente exposta na mensagem às 7 igrejas do apocalipse nos levam a reflexão sobre o que a bíblia exorta a buscar, como reavivamento espiritual e o que nós nos condicionamos culturalmente a entender como experiência de renovação: Mais do que templos cheios, um povo empolgado com atividades eclesiásticas, ou mesmo grandes movimentos de evangelização e a porta de entrada da igreja acessível aos não crentes (experiências estas legítimas e que tem seu valor espiritual para a igreja e o lugar em que ela está plantada, frisamos!), precisamos clamar por uma visitação extraordinária de Deus ao seu povo! como diz Steve Lawson: “Nova aproximação de Deus e paixão por Cristo. Um novo amor por Deus e anseio por santidade. Novo sentimento para com o Espírito Santo”

3.2. Algumas frases históricas sobre a urgência e a necessidade de reavivar momento espiritual para a igreja: 
“Eu me coloco em chamas, e o povo vem para me ver queimar” (John Wesley);
“Avivamento não é descer a rua com um grande tambor; é subir o Calvário em grande choro” (Billy Graham);
“Deus não se preocupa em encher igrejas vazias, ou ocupa se encher corações vazios” (Leonard Ravenhill);
“Avivamento tem suas raízes no arrependimento. Onde não há arrependimento, não há avivamento” (Russel Shedd).
Como podemos definir nossa sede por um reavivamento espiritual em nossa vida como igreja hoje?

4. O mistério revelado da igreja e seu apelo eternal ao mundoVem! (Ap 1:20 ; 22:17)
4.1. A mensagem divina é encaminhada por mensageiros humanos é a interpretação mais plausível para os anjos descritos no texto, considerando seus manuscritos originais. A governança da igreja pressupõe que a mensagem divina esteja sob guarda de mensageiros fiéis devido ao alcance universal (Hb 2:2-3).

4.2. A mensagem de Cristo às 7 igrejas o revelam como o soberano da história, a qual é conduzida por ele ao seu desígnio final, enquanto revela a igreja como sua noiva, aquela que atravessou a história na vitória de Cristo, distinta da falsa igreja (Ap 18:10-11 e Ap 19:7-8 ). 
A Vitória final de Cristo é manifestada pelo testemunho histórico de sua igreja no mundo. Que privilégio glorioso temos nós! (Ap 21:9 e  Ap 22:7).

CONCLUSÃO
Aquele que rege a história do universo (Ap 5:5) também é quem preparou sua igreja como noiva. (Ap 19:7-8), e nela revela seu amor, (Ap 1:5-7).
Ele a protegerá e a vingará dos ataques e perseguições que esta sofreu pelo mundo. Pois é, assim como ele venceu, ela também vencerá com ele no final (Ap 22:9).
É uma síntese possível para esta gloriosa mensagem de Redenção que não está desconexa do testemunho da igreja de Jesus no mundo.
Busquemos o avivamento pelo qual faremos brilhar esta mensagem ao mundo: de juízo final para os perdidos, mas também de gozo eterno para os remidos. Deus vos abençoe!

 

Autoria:
Dc. Diego Neves

Revisão:
Pr. Nelson F. Braga
Pr. Carlos Jeferson
Ev. Gilmar Manzoni
Ev. Marcelo Beijer
Dc. Jacqueline Mello
Julyana Manzoni
Karen Beijer

Bibliografia:
Bíblia de Estudo de Genebra – ARA; Bíblia Sagrada - Nova Versão Internacional;
Livro - Apocalipse: O Futuro Chegou - Hernandes Dias Lopes, ed. Hagnos;
Livro - As Sete Igrejas do Apocalipse - Steven J. Lawson - ed. CPAD.