LIÇÃO 2 - O ARREBATAMENTO DA IGREJA

Escrito em 06/03/2023
IB Monte da Fé


Lição 2 – O ARREBATAMENTO DA IGREJA

 

Verso chave - “Virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14.3).

 

INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos a doutrina acerca do arrebatamento da Igreja de Cristo. Veremos como acontecerá e que é uma promessa para todos os que morrem em Cristo, bem como a nós que estamos vivos.

I. ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO

Existem três escolas distintas de interpretação a respeito do arrebatamento da Igreja. Elas abrem espaço para entendermos como e quando ocorrerá esse grandioso evento.

1. Pós-tribulacionista. Essa escola interpreta que a Igreja remida por Cristo passará pela Grande Tribulação.

2. Midi-tribulacionista. Ensina que a Igreja entrará no período da Grande Tribulação até a sua metade.

Seus intérpretes se baseiam numa interpretação isolada de Dn 9.27, cujo texto fala que depois do opressor firmar um concerto com Israel por uma semana, “na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares”.

3. Pré-tribulacionista. Podemos começar entendendo essa escola de interpretação com as palavras de Paulo aos tessalonicenses, quando escreveu:

Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo”, 1Ts 5.9. ensina que o arrebatamento da Igreja ocorrerá antes que se inicie o período da Grande Tribulação.

É uma interpretação que honra as Sagradas Escrituras e ajusta-se devidamente à esperança cristã da volta do Senhor nos ares.

2- A IGREJA E A ESPERANÇA DO PORVIR

O arrebatamento da Igreja terá um alcance mundial.
A promessa de Cristo alcançará os que morreram em Cristo, mas será sentida na sociedade pelo impacto do desaparecimento, em todos os lugares, dos salvos que não mais serão encontrados nesta terra.

2.1. Nem todos dormiremos - O arrebatamento não é uma teoria. Mas um fato real que está prestes a acontecer.
A Palavra de Deus nos revela: “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados” [1Co 15.51].
No passado, gerações de cristãos leram, pregaram e ensinaram sobre este texto bíblico, contudo morreram sem terem testemunhado o cumprimento desta promessa. Mas a Bíblia nos fala que virá o arrebatamento, então podemos afirmar que haverá uma geração de cristãos que não passará pela morte. É possível que
esta geração seja a nossa, considerando o estado no qual se encontra a humanidade e as muitas profecias que estão se cumprindo.

O conhecimento disto deve nos levar a um despertamento genuíno, para as coisas espirituais e uma comunhão profunda com Deus [1Jo 1.7; Ap 22.12].

2.2. Não precederemos os que dormem - No momento do arrebatamento, já vimos que os mortos salvos ressuscitarão primeiro.
Após a ressurreição dos salvos, nós que estamos vivos seremos igualmente transformados e subiremos juntos para o encontro com Cristo nos ares [1Ts 4.17]. Este é o momento onde a sociedade em geral sentirá o impacto do arrebatamento. Pessoas de todas as idades simplesmente desaparecerão em todo o mundo. Imagine o que será no domingo seguinte ao arrebatamento, nos templos, para aqueles que ficaram.

2.3. Todos seremos transformados - Uma pergunta importante surgiu na igreja de Corinto:
“Mas alguém dirá:
Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” [1Co 15.35].
A Bíblia faz questão de explicar o que acontecerá conosco, no momento do arrebatamento da Igreja.
Os que morreram em Cristo e nós, que estamos vivos, teremos nossos corpos transformados [1Co 15.51].
A Bíblia utiliza duas palavras para explicar como se dará esta transformação: receberemos um corpo incorruptível e imortal [1Co 15.53-54]. Significa que receberemos corpos não mais sujeitos à velhice, às doenças, à dor, à morte e à decomposição. Para que possamos viver para sempre com Cristo.
Paulo diz que o Senhor Jesus Cristo transformará o nosso corpo, “para ser conforme o seu corpo glorioso” [Fp 3.21].

3 - . ELEMENTOS ESPECIAIS DO ARREBATAMENTO

Alguns elementos especiais e misteriosos indicam a natureza e procedimento do arrebatamento da Igreja na vinda do Senhor.

1. Surpresa. Esse elemento é rejeitado por alguns grupos que entendem que não haverá dois eventos distintos:
O arrebatamento da Igreja e a vinda pessoal de Cristo. Ora, o que a Bíblia nos ensina é que, a Igreja, constituída pelos mortos e vivos em Cristo, se encontrará nas nuvens com o Senhor.
Se para alguns a idéia da surpresa é rejeitada, uma grande maioria cristã prefere o que declara as Escrituras que destacam o elemento surpresa (Tt 2.13; Mt 24.35,36,42-44; 25.13).
Esse elemento é fundamental porque a Igreja vive na esperança da vinda do Senhor.

2. Invisibilidade (1Ts 4.17). Por que será um evento invisível e para quem?
Será invisível para o mundo material porque os arrebatados serão constituídos somente dos transformados.
A transformação será tão rápida, que nenhum instrumento cronológico terá condição de perceber ou marcar o tempo.
Quando o crente conquistar esse corpo imaterial, a matéria perderá totalmente sua força (1Co 15.43,44,49,51,53).

3. Imaterialidade (1Co 15.42,52,53). Na verdade, a transformação que ocorrerá na vinda do Senhor será extraordinária e gloriosa, pois o que é material se revestirá do imaterial, o corruptível do incorruptível.
Todas as limitações da matéria em nossos corpos serão anuladas completamente, pois, literalmente, nossos corpos serão revestidos de espiritualidade.

4. Velocidade (1Co 15.52). Para tentar explicar a velocidade do evento, Paulo usou o termo grego átomos , que aparece no texto sagrado pela expressão “num momento”, cujo sentido literal é indivisível (quanto ao tempo, aqui).
A palavra átomos era usada para denotar “algo impossível de ser cortado ou dividido”. Também encontramos outras expressões bíblicas para denotar velocidade, tais como “abrir e fechar de olhos”, ou “o piscar de olhos”.
Mesmo em época avançada e de velocidade da cibernética e da tecnologia, nada poderá contar e detectar o momento do milagre do arrebatamento da Igreja.

CONCLUSÃO

É reconfortante estudar o livro do Apocalipse e entender que, para nós, não há o que temer. Nós temos esperança.
A Igreja espera a volta de Cristo, quando os mortos e os vivos receberão corpos incorruptíveis e imortais e estarão para sempre com o Senhor.