LIÇÃO 8 – O PALCO GLOBAL FORMADO PARA O ANTICRISTO

Escrito em 03/04/2023
IB Monte da Fé


TEXTO ÁUREO
“Pois Deus colocou no coração deles o desejo de realizar o propósito que ele tem, levando-os a concordarem em dar a besta o poder que eles têm para reinar até que se cumpram as palavras de Deus” ( Ap 17:17).

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1 - Entender o perfil sedutor e violento do governo do anticristo contra a igreja
2 - Discernir a influência mundana que pode hoje nos afetar e como em Cristo Jesus podemos resistir pois ele venceu para que nele nós também pudéssemos vencer o mundo a carne e o diabo. 
3 - Afirmar que o domínio maligno do anticristo é poderoso, pode ser envolvente e também hostil aos cristão, visando destruir mas não é definidor da história nem da eternidade, pois Cristo o vencerá no final

INTRODUÇÃO
Em Apocalipse 17:17 vemos que Deus delibera aos homens viver conforme os desejos de seus corações. Veja o que o apóstolo Paulo diz em Romanos 1:24-27.
Fica muito claro que tudo o que temos visto hoje é consequência de uma humanidade que tem escolhido viver longe de Deus.
O SENHOR então entrega cada um a viver segundo suas próprias paixões e desejos. E o resultado disso é uma total degradação daquilo que é natural para as práticas totalmente deturpadas.
Uma pergunta que pode nos surgir diante de tantas coisas abomináveis que vemos é que temos é:
Até quando tudo isso vai acontecer? No final do texto de Apocalipse 17:17 vemos uma afirmação que esse sistema da Babilônia vai durar "até que se compram as palavras de Deus" Você acha que as palavras de Deus estão se cumprindo? Veja o que diz uma parte do sermão profético de Jesus, em Mateus 24:6,7:
"Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim"
Você tem visto estas coisas acontecerem? O objetivo da nossa lição é fazer um paralelo entre Babilônia do antigo testamento com o sistema que vemos na atualidade e com esse entendimento observar a sua influência em nossa vida e nos conscientizar quanto ao nosso posicionamento como servos de Deus.

1 - A BABILÔNIA NOS DIAS ATUAIS -
Quando chegamos no livro de apocalipse aprendemos que a Babilônia, mais do que um lugar geográfico, é um sistema cultural de oposição a Deus e aos princípios da palavra.
O texto nos apresenta simbolicamente uma prostituta que seduz e engana o povo de Deus para ser infiel ao senhor e abandonar a fé.
Vejamos algumas características que a revelação da palavra nos traz:

1.1 - Esse sistema cultural não está mais associado a uma região, mas se estende por todos os lugares da Terra.
O texto começa nos dizendo que a grande prostituta está sentada sobre muitas águas, onde os reis da terra se prostituíram.
Em Apocalipse 17:15, vemos que estas muitas águas representam povos, multidões, nações e línguas. Ou seja, a Babilônia tem espalhado sua cultura pecaminosa por todo o mundo. E quando analisamos o contexto atual, é exatamente isso que vemos, uma cultura liberal de esquecimento total aos valores do Reino de Deus.

1.2 - Esse sistema cultural preza pela aparência e pelo status a qualquer preço. A mulher descrita no texto está vestida de roupas e jóias preciosas como ouro e pérola.
Segurava nas mãos um lindo cálice de ouro, mas dentro desse cálice, o texto diz que eram coisas repugnantes e impuras, ou seja, por fora uma aparência perfeita, mas por dentro a sujeira escondida.
É exatamente assim que a cultura do mundo funciona. As pessoas vivem mascaradas, escondendo suas marcas e suas dores para simplesmente aparentarem modelos aceitos.
Jesus, em seu ministério, chegou a chamar os religiosos da época de "sepulcros caiados", bonitos por fora e podres por dentro.

1.3 - Esse sistema cultural não apenas cria valores contrários a Deus, mas também gera um movimento de perseguição aos fiéis.
O texto diz que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos, o sangue das testemunhas de Jesus. Mas do que simplesmente criar uma cultura paralela, a Babilônia persegue e quer acabar com os valores de Deus. Quantas guerras e mortes de cristãos conhecemos ao longo da história?
Ainda hoje vidas são ceifadas por sua fé em Jesus. E em nosso país a perseguição só tem aumentado.
Estão querendo acabar com tudo que lembre os ensinos da bíblia, e se você manifestar alguma posição cristã ,logo será cancelado.

2 – ESTRATÉGIAS DA BABILÔNIA
2.1 - A promessa de glória e de luxo - (Ap18:7-8)
A Babilônia cria uma cultura de Independência de Deus que todos buscam se alimentar de poder e glória e colocam essas coisas como essenciais para a felicidade humana.
São todos escravizados pelo dinheiro a fim de obter o poder que ele dá.
Nós não fomos criados para sermos colocados no altar, fomos criados para glorificar a Deus e a Jesus Cristo como nosso Salvador.
A glória que nos preenche não é nossa, mas de Deus. A glória de Deus nos transforma e nos direciona para sua vontade. É essa glória que precisamos buscar

 2.2  - A promessa de uma vida dupla (Ap 18:4-6)
Muitas pessoas acreditam que podem levar uma vida em comunhão com Deus e na prática dos prazeres do mundo.
Isso é uma mentira que Satanás propaga. Deus fala ao seu povo: "Saiam dela, vocês, povo meu, para que vocês não participem dos seus pecados, para que as pragas que vão cair sobre ela, não os atinjam"
O povo de Deus não pode viver na Babilônia, mas na Nova Jerusalém.
Aqueles que brincam de ser crentes e vivem se sujando nas práticas do mundo, sofreram com as pragas da sua condenação.

3 - A BABILÔNIA E TODOS QUE SEGUEM SEU SISTEMA CAIRÃO 
Apocalipse não termina sem nos dar Esperança. Os capítulos estudados na lição de hoje (17 e 18), realmente nos apresentam um sistema como uma força poderosa que tem influenciado o mundo inteiro, mas essa força não tem poder algum diante do cordeiro de Deus, Jesus Cristo, que é SENHOR e REI. 
Apocalipse 17:14 diz: "Guerrearão contra o cordeiro, mas o cordeiro os vencerá", Aleluia!
Em Apocalipse 18:1-3, também nos diz que o seu fim já é conhecido e determinado. O Império e a atuação da Babilônia um dia vai acabar.
Os ímpios terão seu fim e colherão a eternidade longe de Deus. Muitas vezes olhamos as injustiças do mundo atual, onde aqueles que não temem a Deus detém influência, status, estão na mídia e representam aquilo que o mundo estabelece como felicidade. Não podemos ser enganados e acabar sentindo inveja desses, pois como está escrito no Salmo 73, o final dos ímpios será na destruição da Babilônia.

4 - QUAL DEVE SER O NOSSO POSICIONAMENTO?
Assim como o povo de Israel teve que entender que estavam saindo de Jerusalém, onde o povo de Deus era maioria e onde toda crença, religião e valores era praticamente a mesma, para viver na Babilônia, com uma cultura totalmente diferente, politeísta (que adorava a vários deuses) e liberal, da mesma forma somos nós.
Vivemos neste mundo, porém não pertencemos a ele. Dentre esse grupo levado e como cativo, estava Daniel e seus amigos que nos ensinaram algumas lições importantes e que vale a pena lembrar:
4.1 Quando vivemos na cultura da Babilônia é preciso estabelecer de forma clara o nosso posicionamento. Daniel viveu vários acontecimentos na Babilônia, mas soube dizer não para tudo aquilo que ia contra a sua fé e seus valores. Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles (Dn 1:8)

 4.2 Quando vivemos na cultura da Babilônia é preciso ter coragem para não se curvar aos valores locais, mantendo firme a fé e pagando o preço que for necessário.
Sadraque, Mesaque e Abednego não se prostraram diante da adoração ao rei e por isso foram lançados na fornalha de fogo. Mas foi lá na fornalha que eles viveram uma experiência Sobrenatural (Dn 3:24,25).
Para o judeu viver na Babilônia era um grande desafio, assim como é para um cristão viver no mundo atual.
As pessoas estão rejeitando cada vez mais os valores bíblicos, e os posicionamentos cristãos são cada vez mais intoleráveis.

5 - O CORDEIRO OS VENCERÁ...(Ap 17:14; 18:5-8, 20,24)
A meretriz (falsa religião idólatra), a Besta (o anticristo e seu governo totalitário e maligno de perseguição aos cristãos) e todos aqueles que se associaram a eles contra Cristo e contra a igreja serão vencidos, afinal! Aleluia! (Ap 19:20) e nós somos participantes dessa Vitória (Jr 50:34, 44-46; Ap 12:10,11)

CONCLUSÃO 
Ao longo da história, o mundo, a carne e o diabo formam uma trindade maligna, opositora e perseguidora da igreja de Cristo, mas a palavra ressalta que, no final de todas as coisas está designado: "Em um só dia" serão consumidos pelo fogo do juízo divino.
Maranata, Vem SENHOR JESUS (Lc 11:49,502 Ts 2:8 )
Onde você está? Na Babilônia ou na nova Jerusalém?
Se você está ainda está preso nessa cultura do mundo, hoje é o dia para Jesus te libertar.