LIÇÃO 11 – O DIA DO SENHOR

Escrito em 03/04/2023
IB Monte da Fé


TEXTO ÁUREO
"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem, e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens..." (Mateus 24:30).

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1-  Esclarecer o significado bíblico para "O Dia do Senhor";
2-  Conhecer os propósitos para "O Dia do Senhor"
3- Não desmerecer a realidade da Batalha da Fé durante a jornada cristã, sabendo que a vitória está certa em Cristo, finalmente, e ele mesmo recompensará seu povo fiel.

INTRODUÇÃO
"O Dia do Senhor" é a designação do evento escatológico que, diferentemente do arrebatamento da igreja, se manifestará de modo global (todo o olho o verá), em resposta ao clamor do povo eleito (Israel) e do remanescente dos fiéis perseguidos durante a Grande Tribulação que se desenvolve no governo do anticristo.

1 – O DIA DO RETORNO DO REI
1,1 - Todo olho o verá - Diferentemente do arrebatamento da igreja, em Sua segunda vinda Jesus é descrito como sendo o "Fiel e Verdadeiro": Aquele em quem a verdade e a justiça são a sua base de governo.
Ele também tem olhos como chama de fogo, que mostram sua onisciência e dignidade em julgar as verdades ocultas do coração dos homens.
Cristo ainda é revelado como tendo muitos diademas, ou seja, Ele é o Rei dos reis e que seu Reino não terá fim (Ap 1:14; 19:11-16). 
Sua vinda visa trazer justiça e juízo sobre a criação e o domínio sobre o mal.

1.2 - Virá com a Igreja - Jesus nos garantiu que estaríamos para sempre com ele (João 14:3; 17:24).
Sendo assim, neste momento escatológico está determinado à igreja a volta do Senhor (Ap 19:14).
A bíblia explica que a esposa do Cordeiro recebeu um vestido de linho fino: "Vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos Santos (Ap 19:7, 8).
A expectativa do retorno do Senhor, que residiu nos fiéis perseverantes em meio às piores provações, perseguições e tentações, se consumará finalmente: "(...) estaremos sempre com o Senhor (1 Ts 4:17)

1.3 - Pisará no Monte das Oliveiras (Zc 14:1-10) - Este momento não será apenas espiritual mas também será histórico, tanto para os filhos de Israel quanto para toda a humanidade. Cristo virá, visível e gloriosamente sobre o Monte das Oliveiras, que será dividido. Esta localidade bíblica está localizada em frente ao Monte Sião onde está a cidade de Jerusalém no local mais sagrado dos judeus, o templo.
É um lugar associado com crises e julgamentos para o povo de Deus (2Sm 15:30; 1Rs 11:7, 8; 2Rs 23:13), assim como é proeminente no Ministério de Jesus (Mt 21:17-19; Lc 19:30-44), onde Ele anunciou seu sermão profético (Mt; 24 Mc 13), viveu Sua agonia no Getsêmani (Mt 26:30-42) e foi traído (Jo 18:1-3)

2 - O PROPÓSITO DE SUA VINDA
2.1 - Vencer o anticristo
 - Um dos propósitos da segunda vinda de Cristo é derrotar o anticristo, o falso profeta e seus confederados. Neste dia Jesus tratará pessoalmente toda a soberba e domínio maligno do anticristo (Mt 16:27; At 1:11; Ap 19:20 , 22:12)

2.2 - Revelar-se a Israel - Ao longo da história, Israel pagou um preço alto por sua rebeldia contra Deus, com destruições e cativeiros, bem como em relação à sua incredulidade quanto ao Cristo (Jo 1:11; Rm 10:1-3).
Mas, em sua segunda vinda, cercado por seus inimigos, Israel, que anteriormente foi iludido pelo anticristo, finalmente reconheceram Jesus como seu verdadeiro Messias prometido e aguardado Ap 1:7).
Neste dia se cumprirá a palavra que diz: "Porque eu vos digo que, desde agora, não me vereis mais, até que digas: Bendito o que vem em nome do Senhor" (Mt 23:39)

2.3 - Instaurar o seu Reino Milenar - Sua vinda trará um tempo de restauração e paz para o mundo em caos, depois de todos os flagelos vividos na Grande Tribulação.
Toda a destruição, violência, guerras e mortes darão lugar ao estabelecimento do Reino de Deus na terra: um Reino que trará para o mundo a tão desejada paz, como nunca houve em nenhum governo humano (Is 65:17-25).
O Reino de Deus, hoje, é tópico urgente da mensagem profética anunciada como Boa Nova aos homens em todo tempo e lugar chamando-os ao arrependimento (Mt 3.2), tendo a igreja a sua participação neste Reino desde já em sua missão (Mt 10:7), a qual exerce no poder do Espírito Santo (Rm 1:16; Ef 1:13).

3 - MEGIDO - LOCAL DA BATALHA DO ARMAGEDOM
3.1 - O local da batalha - A palavra "Armagedom" aparece uma única vez na bíblia, em Apocalipse 16:16; e fala do local do ajuntamento para a grande batalha que marca a segunda vinda de Cristo (Ap 16:14). Históricamente, Megido era uma fortaleza de frente à planície de Esdrelon, palco de muitas batalhas do povo de Israel no passado (2Cr 35:22; 2Rs 23:29,30).
Há um grande vale em Mergido e em tempos atuais, nesta região, há uma importante base aérea militar israelense.  O profeta Joel o chamou de "vale da decisão", em Joel 3:14.

3.2 - Os inimigos serão destruídos  - Apocalipse 19 temos faz menção a dois cenários descritos como "ceia" acontecendo. Uma das ceias é referente às Bodas do Cordeiro e a Igreja triunfante, que ocorre no céu (Ap 19:6-9). Outra, distinta daquela, ocorrerá na terra, no final da Grande Tribulação quando da volta de Cristo e se chama "Ceia do grande Deus" (Ap 19:17). Esta fala da derrota do anticristo e seus adeptos, diferentemente da anterior.
Stanley Monroe Horton (Teólogo da Renovação) comenta sobre este último momento que: "Para os outros seguidores do anticristo, também não há escape. O remanescente dos reis da terra e seus exércitos serão mortos. Jesus usará a "espada de sua boca", isto é, falará a palavra de Deus e a "espada do juízo divino" matará todos.
Estes são os povos que rejeitaram o evangelho pregado a "toda nação, tribo, língua e povo"

CONCLUSÃO
Despertamento para o inconstante e consolo fortalecedor para o perseverante
Esperança para o fiel e certeza de juízo definitivo para o que se apega a injustiça e a iniquidade (Sl 45: 4-6). Aquele que tem a recompensa de cada um, segundo as suas obras, virá e não tardará (Ap 22:12).