LIÇÃO 12 – O REINO MILENAR DE CRISTO - CONCEITOS E APLICAÇÕES

Escrito em 03/04/2023
IB Monte da Fé


TEXTO ÁUREO
“Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada a autoridade de julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causado testemunho de Jesus e da Palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta, nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca a testa ou nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.”    Apocalipse 20:4 NVI

Leitura Bíblica: Apocalipse 20:1-15

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1- Introduzir os conceitos teológicos conhecidos para interpretar o evento bíblico do milênio;
2- Defender a literalidade dos eventos históricos e escatológicos da Bíblia como parte da mensagem das Escrituras Sagradas, não apenas como uma interpretação alegórica dela;
3- Demonstrar que a diversidade de interpretações sobre o evento bíblico-escatológico do Milênio, em que pese a complexidade que isto traz ao tema, revela a grandiosidade e a relevância deste momento para a fé cristã;
4- Ressaltar que as divergências interpretativas sobre o Milenio não questionam nem relativizam a inspiração do texto sagrado, nem seu conteúdo, uma vez que ele se integraliza com os demais preditos proféticos para anunciar o tempo do fim.

INTRODUÇÃO
Estamos diante dos últimos capítulos da bíblia, e também daqueles textos bíblicos que requerem dos discípulos de Jesus afinada diligência para que se encontre uma correlação entre uma interpretação bíblica fiel à divina mensagem, desapegada de crendices e suposições na interpretação, bem como uma devocional submissão a autoridade das Escrituras - correlações sadias de uma fé sólida. Contamos com a direção iluminada do Espírito Santo em nos guiar em toda verdade. (Jo 16:13; 1Pe 1:21)

1 O SIGNIFICADO DO MILÊNIO
1.1- Um fato com muitas interpretações: São muitas as maneiras legítimas de se interpretar esse momento bíblico. É considerando, que o saudoso Dr. Russel Shedd, um dos maiores estudiosos do novo testamento na história da igreja Brasileira, assinala sobre este tema “Nós não temos suficiente informação na bíblia para responder a todas as perguntas levantadas. O que fica bem assentado é a esperança que João coloca no fim do seu livro. Haverá um período (se mil anos é literal ou não, não nos preocupa) de paz e segurança total.”
Dito isto, podemos concordar com o fato de que haverá um momento escatológico sobre a terra em que Cristo reinará global e absolutamente, e todas as nações saberão e se beneficiarão de seu governo de paz, justiça e alegria restauradora, como previsto em Isaías 33:20-24, por exemplo.
Consideremos com atenção as sínteses sobre as diversas escolas interpretativas sobre o conceito bíblico de milênio, a seguir.

1.2 O amilenismo (ou amilenarismo), Interpreta estes momentos de modo muito “espiritualizado”, ou seja, tratam o texto bíblico sempre de modo simbólico, enfatizando que o brado da crucificação de Jesus seria o momento da prisão de Satanás e sua impossibilidade de enganar os homens. A partir de então, (Ap 20:1-3); nesse sistema interpretativo, a vinda de Cristo se dará uma vez apenas e, assim sendo, não haveria necessidade de um Reino milenar e físico, pois já existe um Reino espiritual sem fim e atemporal acontecendo agora; em última análise, essa ênfase errática da Redenção fragmenta com teses hipotéticas a pessoa e a obra de Cristo (Rm 11:22a).
1.3– O pós milênismo é o sistema interpretativo no qual, dentre outros subsistemas, o Reino Milenar de Cristo seria espiritual e, em apertada síntese, uma etapa no avanço da evangelização mundial pela igreja até sua plenitude.
O renomado pastor assembleiano Ciro Zibordi classifica estas duas linhas mencionadas como preteristas, ou seja, interpretam os eventos da grande tribulação e advento do anticristo, como já ocorridos no século I e, portanto, estaríamos já no milênio (algo de difícil defesa, pois sendo assim, já teriam se passado mais de 2000 anos de reino milenar de Cristo).
1.4– O pré-milenismo, dentre outras questões, defende a literalidade dos eventos do milênio, afirmando que Cristo voltará antes do milênio, momento no qual ele regerá todas as nações (1 Co 15:24-28), culminando nele a última dispensação da “plenitude dos tempos” (At 1:6,7; e Gl 4:4).
O comentarista bíblico mencionado anteriormente, argumenta, sábia e piedosamente, que não devemos assegurar se a bíblia é deste (ou outro) sistema de pensamento teológico, mas se o sistema de pensamento teológico que defendemos, é bíblico. Leia 2 Tm 3:16,17. 2

2 – CONSIDERANDO A LINEARIDADE DOS EVENTOS BIBLICOS SOBRE O MILÊNIO
2.1- Há uma clara sequência cronológica em Apocalipse do capítulo 19 ao 22. Observe:
1) A Igreja glorificada no céu: 19:1-10;
2) A Manifestação de Cristo em poder e grande glória: 19:2-16;
3) O Armagedom: 19:17-19;
4) A vitória de Cristo sobre o império do anticristo: 19:20,21;
5) A prisão de satanás: 20:1-3;
6) A Ressureição dos mártires da tribulação: 20:4,5;
7) O milênio: 20:4-6;
8) A liberação de satanás após o milênio: 20:7-9;
9) A destinação eterna do diabo: 20:10;
10) O Juízo final: 20:11-15;
11) Novos céus e nova terra: 21:22


2.2- POR QUE DEVEMOS ESTUDAR O MILÊNIO?
Há muitos e superlativos motivos, mas gostaríamos de ressaltar para nossa aplicação prática os seguintes pontos centrais:
1) Porque uma espiritualidade cristocêntrica anela pelo florescer do Reino de Deus sobre todo o mundo (Hc 2:2,3,14; Mt 6:10; Jo 1:3; Ap 20:6)
2) Porque somente sob o governo de Cristo, a vida existe para seu propósito com plenitude perfeita. (Isaías 11:1-12).
3) Porque há no milénio a perspectiva ideal de Deus para a vida em sociedade (Isaías 35:3-10).
4) Porque no milênio estará o memorial de que as intenções más dos homens caídos, os colocam invariavelmente contra seu Criador, Senhor e Rei.
Mas, apesar disto, o Rei Eterno triunfará, como a misericórdia triunfa sobre o juízo, como diz em Tiago 2:13.

CONCLUSÃO
A grandeza do mistério revelado em Cristo no ensino bíblico sobre o milênio não está manifesto numa espécie de recurso narrativo, com uma alegoria de sombras e tipos mitológicos aceitáveis pelo raciocínio lógico, mas uma promessa real que Cristo assegurou que cumprirá, e todo aquele que nele crê tem essa esperança(Rm 15:12), para que assim possa perseverar com todos os santos até aquele grande dia (Ap 20:6).

BIBLIOGRAFIA
Bíblia de Estudos Arqueológica – NVI; Ed. Vida
Bíblia de Estudos de Genebra – ARA Ed. Cultura Cristã
Comentário Bíblico “Apocalipse – O futuro chegou”, Hernandes Dias Lopes; Ed. Hagnos
Lições Bíblicas CPAD – Jovens e Adultos – 3° trimestre de 1998
Revista Apocalipse – Mensagem sobre o triunfo de Cristo, exortações e promessas ao povo de Deus –Adultos - Ed Betel – 2° trimestre de 2022
Comentário Bíblico Mathew Henry – vol 6 – Novo Testamento – Ed CPAD
Livro Teologia Sistemática Pentecostal – Ed. CPAD