LIÇÃO 14 – O Trono Branco e o Juízo Final

Escrito em 25/06/2023
IB Monte da Fé


Texto áureo:
“E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles” Apocalipse 20.11
Leitura Bíblica: Isaías 13.9-13; Joel 1.15; 2.1-10.

Objetivos da Lição

●   Explicar o que ocorrerá no juízo final;
●   Saber quem participará do juízo final;
●   Relacionar as bases do juízo final.

INTRODUÇÃO

O juízo final é o evento em que Deus irá julgar os homens e os seres espirituais. Marca a transição entre a consumação do tempo presente e o início do estado eterno, sendo amplamente referenciado em toda Bíblia, com mais detalhes no livro do Apocalipse. Neste estudo bíblico, conheceremos um pouco mais sobre o que é o juízo final segundo a Bíblia, e consideraremos alguns pontos fundamentais sobre este evento que todos os cristãos verdadeiros devem conhecer.

I– O JUÍZO FINAL E SUAS CORRENTES ESCATOLÓGICAS

Sabemos que a escatologia não é um tema fácil, e há muita discussão entre os cristãos nessa área. São diferentes opiniões acerca do assunto. Quanto ao juízo final, cada uma delas o interpreta de maneira diferente de acordo com o entendimento que possuem acerca dos eventos finais descritos na Bíblia. Porém para remir o tempo e também porque já falamos dessas correntes em lições passadas, falaremos hoje apenas de uma delas.

● Pré-Milenismo Dispensacionalista – Entende que haverá três julgamentos diferentes, sendo eles:

  1. Julgamento por ocasião do arrebatamento da Igreja - Ocorrerá na primeira fase da segunda vinda de Cristo, ou seja, o arrebatamento secreto da Igreja, e será o julgamento das obras do salvos, também denominado como “Tribunal de Cristo“, onde os santos serão galardoados.
  2. Julgamento de judeus e gentios no final da grande tribulação - Ocorrerá na segunda fase da segunda vinda de Cristo, sete anos após a primeira fase, isto é, ao término da grande tribulação, e servirá como base para determinar questões acerca do milênio. Esse julgamento também é chamado de “Julgamento das Nações“.
  3. Julgamento geral dos ímpios após o milênio - Esse será o juízo final, o julgamento do grande trono branco. Ele ocorrerá após a última revolta de Satanás que se dará ao fim do milênio. Nesse julgamento, além dos anjos caídos, apenas os ímpios serão julgados, será um julgamento exclusivo para condenação.

II– O QUE ACONTECERÁ APÓS O MILÊNIO

2.1. O Diabo será solto - O mundo experimentará durante mil anos justiça e paz pelo reinado de Cristo. Uma vida de qualidade e significado com saúde, segurança e prosperidade. Mas basta que Satanás seja solto para que uma grande rebelião contra o governo de Cristo se inicie, alcançando grande parcela da humanidade (Ap 20:7). A libertação de Satanás é vista nas Escrituras como o teste final que demonstra a corrupção do coração humano. Deus sujeitou a humanidade caída a vários testes no desenvolvimento do seu plano do reino e da redenção. O homem fracassou em todos eles.

2.2. Sairá a enganar as nações - “E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha” (Ap 20.8).

Gogue e Magogue aqui não falam de uma região específica, mas, sim, de um exército enorme que vem de todos os lugares da terra e se unem para atacar o governo de Cristo. Após Satanás ser solto, o seguirão rumo à cidade de Jerusalém. O fracasso de Satanás começou com uma rebelião e seu último ato será também uma rebelião (Is 14.11-15) para atacar o trono de Cristo, mas será derrotado (Ap 20.9).

III– COMO SE DARÁ O JULGAMENTO

3.1. Os mortos serão julgados segundo as suas obras -“E abriram-se os livros, e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Ap 20.12). A Bíblia deixa claro que cada um será julgado segundo suas obras. Então se entende que estes livros se referem ao registro das obras de cada pessoa. Nada passa desapercebido diante daquele que tem olhos como chama de fogo. Tudo, mesmo o oculto e escondido, será revelado naquele dia. O Livro da Vida que registra os nomes dos salvos aparece, também, para confirmar a condenação dos ímpios (Ap 20.15)

3.2. O julgamento será individual - A Bíblia não deixa dúvida de que este julgamento, embora envolva todos os ímpios, de todo o tempo da história humana, não será feito de forma coletiva ou geral, mas será individual. Cada pessoa é responsável por seus atos e condutas perante Deus (Ez 18.4). Não haverá injustiças e nem erros neste julgamento. Uma multidão sem conta se apresentará diante do Trono Branco neste dia (Ap 20.13).

3.3. A sentença será a segunda morte -“E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo; esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Ap 20.14-15). A Bíblia não está falando de extinção aqui, mas de sofrimento eterno. Jesus revela que os maus e os que cometem iniquidade serão lançados no lago de fogo e ali haverá “pranto e ranger de dentes” (Mt 24.51); os desobedientes sofrerão “eterna perdição” (2Ts 1.9); terão angústia e tribulação (Rm 2.9). Jesus aumenta nosso campo de visão sobre o juízo final informando que o inferno ou lago de fogo é o local onde o fogo jamais se apaga. O propósito da revelação desta verdade tão dura é despertar a Igreja quanto a sua conduta e sinceridade diante de Deus e para sua tarefa suprema de ganhar almas para Cristo. Que o mundo saiba que aquele que não reconhece a Cristo como salvador vai para o inferno, mas que a porta da graça ainda está aberta para todos aqueles que se arrependerem e crerem no Evangelho de Cristo, inclusive para os que estão dentro das igrejas.

CONCLUSÃO

As almas debaixo do altar pediram a vingança divina. Deus prometeu que julgaria os perseguidores, mas na hora por ele determinada. Nos capítulos 18, 19 e 20, ele mostrou a sua fidelidade por meio de visões de julgamento e castigo. A meretriz Babilônia, a besta do mar, a besta da terra (o falso profeta), o dragão e todos os seus colaboradores foram julgados. No final dessa história, somente os servos fiéis ao Cordeiro podem ficar. E para esses fiéis, aqueles que têm os nomes escritos no Livro da Vida, ainda resta a promessa da glória eterna na presença do Senhor. Aleluia!

BIBLIOGRAFIA

https://escolabiblicadominical.org/licao-12-o-trono-branco-e-o-juizo-final/ https://estiloadoracao.com/o-juizo-final