LIÇÃO 15 – Novo Céu e Nova Terra

Escrito em 29/06/2023
IB Monte da Fé


Texto áureo:
“Porque eis que eu crio céus novos e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão”. Isaías 65.17

Objetivos da Lição

●   Mostrar a felicidade que está reservada ao justo no porvir;
●     Destacar a lista de pessoas que ficarão de fora.

INTRODUÇÃO

O pecado de desobediência de Adão e Eva afetaram toda a criação, incluindo a natureza. Como consequência da Queda a terra recebeu uma sentença de juízo (Gn 3.17). A natureza aguarda a sua redenção, que será instaurada por Deus no fim dos tempos (2Pe 3.13). Paulo diz que Deus, “segundo o seu beneplácito”, tomou a decisão “de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra” (Ef 1.5,10).

I– A VONTADE PERFEITA DE DEUS

1.1. Novos céus e nova terra - A partir do capítulo 21 de apocalipse, o mundo entra num novo e glorioso capítulo de sua história. O tempo e as dispensações já não existem mais, um novo começo chega para o mundo que viu depois do pecado do homem, a maldição atingir a terra (Gn 3.17-18). O profeta Isaías profetizou que Deus traria um novo céu e uma nova terra (Is 65.17; 66.22). O Senhor Jesus afirmou que os presentes céu e terra passarão (Mc 13.31). “Passaram é, no original, “parechomai”, e significa passar de um estado para o outro. Não quer dizer aniquilação. O mesmo termo original o Espírito Santo usa em 2 Pedro 3.10-13, onde está explicado como se dará isso. A terra voltará ao estado de perfeição original, como era antes da entrada do pecado”.

1.2. As primeiras coisas são passadas - Toda a tragédia que acometeu a raça humana desde a queda de Adão será finalmente superada por um novo tempo. Um tempo sem Satanás e seus demônios, sem a maldição do pecado e suas consequências terríveis que se viram ao longo da história do homem (Ap

21.4). Assim, vemos que a morte, o último inimigo do homem, será definitivamente derrotada (1Co 15.54). Deus deu a Moisés as tábuas da Lei no monte Sinai (Êx 20), mas mandou colocar o Tabernáculo no meio do povo, entre as tribos de Israel (Êx 25.8), mostrando assim o propósito divino de se revelar ao homem e ter comunhão com ele. Este propósito será agora cumprido e Deus habitará com o homem (Ap 21.3). Que tempo glorioso será este!

II– QUEM NÃO PARTICIPARÁ DO NOVO CÉU E NOVA TERRA

O Senhor Jesus nos faz um importante alerta. Ele nos dá uma lista daqueles que não herdarão o Reino de Deus. Esta lista vai aparecer em Apocalipse 21.8 e 22.15. Cristo fala duas vezes aqui sobre isso. Vemos nisso a preocupação divina com o homem e em especial a Igreja. Seu desejo é que ninguém se perca (2Pe 3.9).

2.1. Tímidos, incrédulos e abomináveis - Tímidos, aqui, é a palavra grega Deiloi que significa covarde e mostra aquele que diante de provações e lutas foge da batalha. Ama mais a sua vida e segurança do que a Cristo e demonstra uma fé rasa e superficial (Mt 10.33; Hb 10.38). A lista segue com os incrédulos. Estes são os que jamais creram no Evangelho de Cristo. Em terceiro lugar na lista aparecem os abomináveis. São aqueles que se voltam para toda e qualquer prática idólatra e seus vícios imundos.

2.2. Assassinos, impuros e feiticeiros - Ao falar de assassinos devemos lembrar que muitos irmãos neste tempo morreram assassinados por amor a Cristo e o livro do Apocalipse é uma mensagem de consolo aos que sofrem (Ap 2.8-11). Fala daqueles que tiram a vida de forma intencional e espontânea e daquele que odeia seu irmão (1Jo 3.15). Impuros são aqueles que praticam imoralidade sexual. Estão inclusos nisso o adultério, a fornicação, vício em pornografia e orgias. O termo feiticeiros origina-se da palavra droga e mostra aqueles que usam drogas, poções mágicas e venenos.

2.3. Idólatras e mentirosos - Idólatras são aqueles que deixaram a adoração ao único Deus verdadeiro e se voltaram para a adoração a falsos deuses. Mentirosos e os que amam a mentira são os que abandonam a verdade e negam a Cristo e Sua Palavra (2Tm 4.4; Rm 1.25). seguirão rumo à cidade de Jerusalém. O fracasso de Satanás começou com uma rebelião e seu último ato será também uma rebelião (Is 14.11-15) para atacar o trono de Cristo, mas será derrotado (Ap 20.9).

III – COMO VIVEREMOS NO NOVO CÉU E NOVA TERRA?

Bem, como já vimos, não devemos imaginar nossas vidas na nova terra de forma “espiritualizada”. Todavia, a Bíblia (com principal ênfase no capítulo 21 do Apocalipse) nos fala sobre o que realmente importa sabermos em relação a nossa vida futura. A Igreja de Cristo reinará durante toda a eternidade com Deus, ou seja, na nova terra nós desfrutaremos de comunhão eterna com Deus. Certamente esse é o aspecto mais maravilhoso da nossa vida futura. Como já dissemos, na nova terra não haverá mais lágrimas e sofrimento e a morte não será mais encontrada. Todas essas coisas já foram passadas. Na nova terra também estaremos unidos com todo o povo Deus, juntos, numa única família. Lá poderemos conviver durante toda a eternidade com nossos amigos e entes queridos que partiram no Senhor, como também com grandes homens de Deus a quem conhecemos apenas de ouvir falar, como Noé, Abraão, Moisés, Isaías, Paulo, Pedro, João e tantos outros. Na nova terra nós teremos ocupações. Em Apocalipse 22:3 somos informados de que os servos de Deus o servirão. Lá descansaremos, mas não seremos ociosos, repousaremos de nossas fadigas, mas não do nosso serviço. Porém, será um trabalho glorioso e prazeroso, pois serviremos ao nosso Senhor. Ainda no texto do livro do Apocalipse, lemos que na eternidade contemplaremos a face de Deus (Ap 22:4). Com certeza esse é o ponto alto da descrição da nossa vida futura. Poderemos ver o nosso Senhor exatamente como Ele é (1Jo 3:2). Aqui vale ressaltar que nossa vida na nova terra será essencialmente diferente e infinitamente superior ao que foi com Adão no Éden. Antes da Queda, sabemos que Deus descia à terra para conversar com Adão na viração do dia. Obviamente isso já era maravilhoso, mas perceba que ainda existia uma distância, pois Deus descia em alguns momentos. Os estudiosos entendem que possivelmente essa manifestação de Deus era sob forma humana. Mas no novo céu e nova terra não haverá qualquer distância, Deus não nos visitará em determinados momentos, mas habitará conosco para todo o sempre.

Além de servirmos a Deus, no novo céu e nova terra também reinaremos com Ele pelos séculos dos séculos (Ap 22:5). Seremos servos e reis. Devemos nos lembrar que não merecemos nenhuma destas coisas, tudo isso é graça. Outro aspecto interessante que a Bíblia nos esclarece é que, em corpos ressurretos vivendo na nova terra, os santos não mais se casaram. Pelo menos nesse ponto específico seremos como os anjos (Mt 22:30). Logo, também não haverá mais nascimentos, pois como a morte não existirá também não haverá mais a necessidade de reprodução.

CONCLUSÃO

Nesta lição, vimos que, vivendo em obediência à Palavra de Deus, o cristão aguarda a volta iminente de Cristo e a vida eterna. Para o ímpio a revelação do Apocalipse é uma oportunidade de salvação, que deve ser recebida o quanto antes.

BIBLIOGRAFIA

https://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2016/2016-01-12.htm https://escolabiblicadominical.org/licao-13-um-novo-ceu-e-uma-nova-terra/ https://estiloadoracao.com/novo-ceu-e-nova-terra/