Lição 1 - Epístola aos Romanos - 24 OUT

Escrito em 20/10/2021
IB Monte da Fé


 
24/10/2021
TEMA CENTRAL: ESTUDO SOBRE A EPÍSTOLA AOS ROMANOS
 
 
LIÇÃO 1 – A EPÍSTOLA AOS ROMANOS
Verso chave:  
“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.”                                                                                                                                                                         (Rm 1:16)
 
Leitura bíblica em classe: Romanos 1.1-17
 
INTRODUÇÃO
Neste trimestre, estudaremos a epístola de Paulo aos Romanos. 
O estudo exige bastante atenção para entender o que está escrito e não o que gostaríamos de ouvir. Assim, receberemos a grande recompensa de fortalecer a nossa fé e aumentar a nossa compreensão da graça de Deus. É um estudo prático, em que procuraremos entender os pontos principais de cada trecho e faremos aplicações para ajudar no nosso dia-a-dia.
 
I – DESTINATÁRIO
A comunidade de Roma, foi fundada por cristãos judeus (provavelmente convertidos na pregação de Pedro no dia de pentecoste) e era composta por judeus e pagãos convertidos.
Essa igreja cresceu tanto que por volta do ano 60 d.C, o imperador Cláudio expulsou os cristãos de Roma, devido ao tumulto ocasionado entre judeus e cristãos.
 
II – OBJETIVO DA CARTA
Convencer a todos da total perdição da raça humana. “Não há justo, nem um sequer” (3:10).
Convencer da nossa incapacidade de salvar-nos “...pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (3:23); “...o salário do pecado é a morte” (6:23); “...a morte passou a todos os homens, pois todos pecaram” (5:12).
Expor a graça de Deus na salvação mediante a fé em Cristo somente. “ Justificados gratuitamente, por sua graça” (3:24). “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (5:8). “...o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (6:23).
Encorajar aos que creem a viverem uma vida de vitória sobre o pecado e a lei, mediante a comunhão com Cristo. “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (5:9).
Estudar a atuação do Espírito Santo.
 
III – PROPÓSITO
O principal propósito da carta, era se apresentar aos Romanos. Paulo sabia que em Roma havia boatos a seu respeito como por exemplo:
Que era um apóstata; e não era um dos 12 apóstolos. Logo, o que pregava não poderia ser verdadeiro, etc. Então Paulo, quando escreve aos Romanos, expõe o evangelho já respondendo a todos esses questionamentos. Rm 1. 1-7
Outro motivo que podemos destacar era que Paulo gostaria de fazer da igreja romana uma base missionária a fim de que pudesse chegar até a Espanha para pregar o evangelho da salvação.
 
IV – ESBOÇO DO CAPÍTULO 1
Podemos dividir esse esboço em 4 partes:
Identificação: Paulo se qualifica de 3 maneiras: verso 1
Servo de Jesus
Chamado para Apóstolo 
Separado para o evangelho de Deus 
 2. Conteúdo do evangelho: verso 2
Paulo informa que tudo que iria expor na carta estava contido no Antigo Testamento: “O qual antes havia prometido pelos seus profetas nas santas escrituras.” 
 3. Exposição do Messias: verso 3 e 4
Ao declarar que Jesus veio em carne e da descendência de Davi, Paulo quer ensinar:
A humanidade de Jesus
Jesus era o legítimo Messias – descendência de Davi
Jesus é o filho de Deus. Sua divindade é demonstrada pela sua ressurreição.
  4. Motivo de ir a Roma: verso 11 a 15
Confirmar a igreja (pois não foi fundada por nenhum apóstolo)
Ter comunhão com os irmãos 
Conseguir fruto entre eles e os gentios (mais conversões)
Se sente devedor de todos
 5. Declarações sobre o evangelho 16-17
Paulo não se envergonha do evangelho pois é poder de Deus para a salvação. Quando nós, que dizemos ser de Deus, nos envergonhamos do evangelho é sinal de que ainda não compreendemos o que é e os efeitos que causa no ser humano.
 
CONCLUSÃO
Uma visão panorâmica da carta nos permite ver a situação espiritual no qual se encontra a humanidade depois da queda. Deus, por intermédio do seu amor, veio ao encontro dos pecadores para lhes oferecer perdão e restauração através de Jesus Cristo. Através do seu sacrifício vicário temos a oportunidade de vivermos uma nova vida no poder do Espírito Santo.