TIATIRA, A IGREJA QUE SE CONTAMINOU
TEXTO ÁUREO
“Mais tenho contra ti o tolerares que Jezabel, a mulher que se diz profetisa, ensine e engane os seus servos para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.” (Apocalipse 2:20)
OBJETIVO DA LIÇÃO
> Identificar as principais características da igreja de Tiatira.
- > Saber que se tratava de uma igreja rica em obras.
> Conscientizar-se de que Deus não tolera alianças com o mundo.
INTRODUÇÃO
Nas páginas iniciais de apocalipse, nosso SENHOR se apresenta como o Santo Guerreiro Celestial (1:12-20) que prepara o seu povo para conquistar os seus inimigos (2.7, 22, 17, 26; 3.5, 12, 21) ao exortá-los a ouvirem o que o espírito tem a dizer nas cartas que ELE escreve as sete igrejas.
Notavelmente, embora ele escreva cada carta à uma igreja em particular, Cristo insiste que cada uma delas seja ouvida por todos (2.7, 11, 17, 29; 3.6, 13, 22), tornando cada uma delas, efetivamente, uma "carta aberta" para todos os crentes lerem.
O que, então, Cristo deseja que aprendamos de sua carta à igreja de Tiatira?
Para entender essa lição, nós precisamos examinar alguns aspectos chave da carta que Cristo escreveu aos cristãos de lá.
Acima de tudo, a mensagem de Cristo aos cristãos de Tiatira é uma advertência de que eles estão em grave perigo espiritual. Mas como pode ser isso?
É o que aprenderemos na lição de hoje. Boa aula!
1 - QUEM É TIATIRA?
Tiatira revela uma igreja que estava dividida em 2 grupos. Uma parte da comunidade era composta de pessoas fiéis e outra parte seguia uma falsa profetisa chamada Jezabel. A pequena cidade servia de entrada para a Ásia Menor, na rota do comércio.
A cidade foi construída por Seleuco, um dos generais de Alexandre no ano 280 aC. Era uma cidade sede de guarnição militar.
-
1.1 - INTERPRETAÇÃO HISTÓRICA
Tiatira representa o quarto período do cristianismo, a igreja da idade média entre 590 e 1517 dC. Um tempo de supremacia do domínio Romano sobre a igreja cristã. A igreja medieval é conhecida por um tempo de trevas, pela falta de leitura da palavra de Deus.
Na idade média, o poder estava com a igreja, que foi institucionalizada. Construíram templos grandiosos cobertos de riquezas, mas o povo não tinha acesso à palavra de Deus. Costumes pagãos entraram na igreja. A cidade de Tiatira era um importante centro manufatureiro, ali se fazia tinturaria, vestes de lã tingida, cerâmica e trabalhos de bronze.
A cidade tinha uma longa história militar (por isto o "centro de ferro", simbolizando autoridade e mencionado por Jesus a João, nos versículos 26 e 27.)
-
2 - REPREENSÕES FEITAS A TIATIRA
2.1 - TOLERAVAM JEZABEL
A igreja de Tiatira era uma igreja trabalhadora e guerreira, tinha obras, amor, fé, serviço e perseverança, mas mantinham tolerância com falsos profetas, falsos ensinos e sedução de palavras, levando à prostituição e a idolatria.
O SENHOR se dirige a Jezabel usando uma figura de linguagem que pode ser comparada com a atividade profissional da cidade.
Esta falsa profetiza trazia uma "solução" para os crentes.
Ela ensinava as "coisas profundas de Satanás" (Ap 2:24), ou seja, ela ensinava aos crentes que eles deveriam fazer parte destas associações, participar do pecado e dessa forma eles teriam condições de vencê-lo, pois o tinham experimentado.
Era um cristianismo liberal sem leis nem normas, para se adequar ao paganismo do primeiro século.
-
-
2.2 - NÃO SE ARREPENDERAM
Jezabel desprezou o tempo da sua oportunidade. Agora, ela e seus seguidores são castigados com a doença, com grande tribulação e com a morte. (Ap 2:22-23).
O pecado é uma fraude, oferece prazer e traz desgosto. Satanás é um estelionatário, promete vida e paga com a morte. O juízo contra o pecado será final e completo no dia do juízo.
Jesus não apenas tem olhos como de fogo (Ap 2:19), não apenas sonda mente de corações (Ap 2:23), mas também tem os pés semelhantes ao bronze polido, prontos a esmagar os seus inimigos (Ap 2:19).
-
-
3 - PROMESSAS DE JESUS AO QUE VENCER
Como prêmio, além de poderem reger as nações com cetro de ferro, os remanescentes fiéis receberam a Estrela da Manhã. Ele estava propondo aos seus filhos que, ao invés de conhecer as coisas profundas de Satanás, eles conhecessem mais DELE, a Estrela da Manhã, experimentar a Glória de Cristo, permanecer brilhando com ele.
Em apocalipse 22:16, a bíblia diz que Jesus é a Estrela da Manhã. Isto pode significar uma luz, um brilho que permanece após o período de escuridão.
No fim dos tempos, quando passar o período de escuridão espiritual e o anti-cristo, a besta e o diabo forem derrotados, Jesus prevalecerá, permanecerá de pé apesar de toda a oposição que enfrentou.
-
Em apocalipse 22:5, o mesmo texto se repete em outras palavras:
-
Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do Sol, porque o SENHOR DEUS brilhará sobre eles e reinarão pelos séculos dos séculos.
Essa profecia já estava em Isaías 60:19:
Nunca mais te servirá o sol para luz do dia, nem com o seu resplendor a luz te alumiará; mas o SENHOR será a tua luz perpétua, e o teu DEUS, a tua Glória.
Portanto, a Estrela da Manhã (Jesus) será a própria glória de DEUS brilhando sobre SEUS filhos vencedores.
CONCLUSÃO
DEUS lembra aos cristãos de Tiatira que ele permite tempos difíceis, não para desanimá-los, mas para que "concorra para o bem" (Rm 8:28); e mesmo diante de perseguição final, DEUS trará vida.
A "sinagoga de Satanás" não será capaz de nos ferir de modo definitivo.
A "coroa da vida" é garantida a todos aqueles que permanecem fiéis.
Autoria:
Dc. Diego Neves
Revisão:
Pr. Nelson F. Braga
Pr. Carlos Jeferson
Ev. Gilmar Manzoni
Ev. Marcelo Beijer
Dc. Jacqueline Mello
Julyana Manzoni
Karen Beijer
Bibliografia:
Bíblia de Estudo de Genebra – ARA; Bíblia Sagrada - Nova Versão Internacional; Livro - Apocalipse: O Futuro Chegou - Hernandes Dias Lopes, ed. Hagnos; Livro - As Sete Igrejas do Apocalipse - Steven J. Lawson - ed. CPAD.