"Você só pode levar os outros onde você já esteve."

Escrito em 19/02/2021
Pr. Carlos Jeferson


LEITURA BÍBLICA: Atos 19.1-12

"E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
E estes eram, ao todo, uns doze homens.
E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus.
Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano.
E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos.
E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.
De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.
E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.
E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes.
Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?
E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.
E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.
E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos.
Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata.
Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia."

 

Introdução :

             A 3ª viagem missionária de Paulo descortina em Éfeso revelações espirituais diversas sobre a necessidade imperiosa do revestimento de poder do Espírito Santo para o cristão: seja para consolidar/amadurecer seu testemunho pessoal como também para protagonizar a expansão do Reino de Deus no mundo.

              "Atos" nos ensina não há senso de propósito na vida cristã que não seja fruto da plenitude do Espírito Santo (At 2.38-40; 3.25-26; 4.19-21; 5.32; 11.19-26).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

  1. A mensagem completa leva a uma relação adequada
  • "Apolo... após receber o batismo de João , tinha vindo a crer que Jesus é o Messias, crucificado e ressureto; mas evidentemente não sabia ( e por isso não havia ensinado) que Jesus agora batizava TODOS os crentes com o espírito Santo. até esse momento, esses discípulos de éfeso eram considerados mais discípulos de João Batista do que de Jesus Cristo." (Warren Wiersbe, sobre o v.2-4);
  • A cosnciência ampliada pelo ensino bíblico completo não levou aqueles 12 homens a um re-batismo mas para um verdadeiro batismo; (v5; Mt 3.11; Rm 6.4);
  • Ao serem iluminados de sua ignorância espiritual os irmãos deixaram de praticar 'uma religião com verdadeira piedade' para enfim experimentar pelo seu testemunho do poder de Deus para salavação dos que creem! (v6; At 2.4; 8.14-17; Ef 4.17-24).

 

  1. Dons em ação agitam a Cidade!
  • 3 meses na sinagoga dos judeus; 2 anos na escola de tirano ( que, segundo historiadores, era das 11h às 16h); e depois em outros 9 meses em vários lugares. O Espírito Santo sempre encontra ocasião para operar em um crente cheio do Espírito Santo! Você só pode levar os outros aonde você mesmo já esteve ( Warren Wiersbe);
  • Por anos, Éfeso era infestada por superstições, magia ilusionista, idolatria, promiscuidade sincrética nos rituais religiosos de sua entidade principal ( a deusa Diana). Maqs agora o Espírito Santo operava na cidade de forma sobrenatural! E ele não mudou o sentido de sua obra no mundo e está chamando cada crente para esta mesma obra! ( At 19.7-10; Ef 1.1-4);
  • Sob o poder do Espírito Santo nosso testemunho é evidenciado tanto pela pregação do evangelho para todos os homens quanto pela oposição direta aos planos do diabo (v10; Ef 5.8-14; 'Quem aceita o mal sem protestar coopera com ele' - Martin Luther King). 
  1. Milagres sinalizam o Caminho do discípulo

3.1 – É uma promessa do Senhor Jesus aos discípulos em missão ( Mt 28.18-20; Mc 16.17-20; At 4.27-31);

                3.2 - A companhia dos milagres evidencia a fidelidade missionária: resistente à rejeição, diligente para conversão (v8-9); compassiva com quem sofre, mas também oponente do mal (v.10-12); denunciante do engano e do impostor(At 19.13-16), mas também proclamador do evangelho do Senhor Jesus (At 19.17-20).

 

Conclusão/Apelo:

  1. À salvação e à renovação espiritual em Cristo no poder do Espírito Santo;
  2. À uma verdadeira consciência e um efetivo testemunho cristão, cheio do Espírito Santo;
  3. À ser e estar como ocasião de Deus para sua obra, onde estiver;
  4. Para viver na companhia do milagre e fervorosa fidelidade, como deve ser o crente cheio do Espírito Santo.

                        

Notas:

Reconciliação: sinônimo original de palíndromo, ou seja, ‘ligação no mesmo sentido aqueles que correm em sentido oposto’, ex. osso;

Coração (v.20): original ‘splagchna’, ou seja, relativo aos rins, pulmões, o homem interior). O estíulo que Paulo esperava de Filemon, agora, era o mesmo que ele gerava nos outros; o bem estar de Onésimo tocava o bem estar de toda a comunidade cristã local. Veja o comentário de Alexander Maclaren sobre o verso: “A união com Cristo elimina o egoísmo, e faz os homens sentirem prontamente as tristezas e alegrias alheias como se fossem deles mesmos, segundo o modelo daquele que fez dEle mesmo o caso dos fugitivos de Deus. Isso facilita o serem solicitados, prontos a perdoar os outros.”