O Trabalho do Amor

Escrito em 20/05/2021
Pr Carlos Jefferson


 
LEITURA BÍBLICA: 1Co 13.13; 1Ts 1.3
“O Trabalho do  Amor: marca permanente da Família em  Cristo.”
Introdução : 
O amor é derramado em nossos corações (Rm 5.5) mas só é conhecido quando é o princípio de nossas ações, pelas quais somos reconhecidos no mundo como discípulos de Jesus (Jo 13.34-35).
A família é, antes de ser alvo, o projeto de trabalho do amor de Deus no mundo. E aquela que deseja se beneficiar dos seus propósitos deve -se também diligenciar em tornar visível este desígnio permanentemente (Jo 14.21,23; 1Jo 5.3).
Passemos a considerar, então, 4 aplicações práticas sobre o trabalho do amor de Deus no âmbito familiar.
1. “Toda a vocação familiar é parcialmente imobilizada até que seja trilhada no amor.” (1Co 13.13- 14.1parte a):  os coríntios tinham muito orgulho dos seus potenciais carismáticos e de seu conhecimento erudito (1Co 8.1). Mas esta autopercepção é tóxica e reprovável tendo em vista o quão dissociados do amor genuíno de Deus eles viviam. Somente quando eles (e nós) desfocamo-nos de si mesmos e passamos a considerar o próximo, o outro, é que os dons outorgados revelam seu verdadeiro valor (1Co 12.31; 16.14; 1Jo 4.7-8);
 
2. “Somente no amor a Família permanece ocupada dauqilo que é realmente importante: a Eternidade.” A falta de senso de prioridade para as coisas da eternidade são a metástase que corrói os vínculos familiares, tão fundamentalmente necessárias para nossa existência. E isso até mesmo entre os cristãos!!!
O amor é o motivador de marcos memoriais para a eternidade. Sem amor, nossa família nunca encontrará sua “arca” para construir, e assim, navegar sobre as águas diluviais que agora se apresentam, como nos dias de Noé . Vide Gn 6.9-7.1; Hb 11.7; 1Pe 3.20). ”Se o céu é tal qual o mundo de amor como tem sido descrito, então nós que somos  o mínimo do amor somos o mínimo do céu e estamos distantes dele.”  (Jonathan Edwards);
 
3.  “O trabalho do amor está na Comunicação permanente: dos sentimentos familiares, pelas atitudes corretas,  na mordomia altruísta, no sentido de glorificar a Deus como verdadeira recompensa.” Os tessalonicenses sustentaram seu vigor espiritual mesmo sob perseguição de seus conterrâneos. E isto se evidenciou: ao acolherem os de fora; ao servirem os desconfortáveis e desconsolados; no modo de vida em que partilharam a Palavra de  Deus por toda a região macêdonica e da Acaia (mesmo sem que isso trouxesse a devida boa reputação entre os locais. !Ts 1.3-8; Rm 16.6,12);
 
4. “A fé trabalha pelo amor.” Com ele, não apenas acreditamos nas coisas certas mas também viveremos ( e morreremos) por elas (Ap 2.1-7).
Conclusão: “Um copo de água gelada em nome do amor é mais digno na perspectiva divina do que um reino dado sem amor.” (Jonathan Edwards)