A Igreja em alerta total

Escrito em 20/06/2021
Ev. Marcelo Beijer


Texto base:
"Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!" Mateus 25:1-13
"O Reino dos céus, pois, será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo”.
“Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes”.
“As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo consigo”.
 “As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas juntamente com suas candeias”.
“O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram”.
"À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!” 
"Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias”.
“As insensatas disseram às prudentes: ‘Deem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando’.
 "Elas responderam: ‘Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês’.
 "E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada.”
 "Mais tarde vieram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abra a porta para nós!”’
  "Mas ele respondeu: ‘A verdade é que não as conheço!”
 "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora! "
 
BREVE RESUMO
Ao proferir essa parábola, Jesus -novamente em uma linguagem muito singular- apresenta um relato ao respeito de um casamento. Os coadjuvantes: o noivo e suas 10 noivas escolhidas assumem o papel de promessa, prudência e insensatez. 
Neste contexto, aflorou nas noivas escolhidas qualidades, e também defeitos. No discurso exposto pelo filho do homem não faltou comparações com a Igreja que espera a mais de 2000 anos a volta do Jesus ressurreto. 
 
EXAMINANDO O TEXTO BÍBLICO
Nitidamente Jesus, dotado de plena sabedoria, começa a expor de forma harmoniosa o seu pensamento a respeito de um casamento. Por certo, o casamento precisa ter todo um caminho persecutório até o fatídico dia das núpcias. 
Tudo começa quando o casal resolve de comum acordo estabelecer união afetiva, mas antes deste relacionamento chegar, o dia do casamento precisa passar por algumas fases, que é possível se chamar preparação. 
Pois bem, no relato de Mestre, observa-se que existia 10 noivas, divididas em dois grupos distintos. Num olhar mais raso o grupo era coeso, todas eram noivas e tinham o mesmo objetivo, que consistia no casamento com noivo que as escolheram.  
Mas de forma cirúrgica Jesus apresenta dois grupos de cinco, cuja divisão se resumia: aquelas que eram insensatas e as prudentes.
“Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes”. Mateus 25:2
  A grande dificuldade das referidas noivas eram exatamente manter o status de noiva, segundo disciplina o texto no verso de número 5. O noivo demorou a chegar ao local, isso fez com que as lamparinas precisassem de nova carga de combustível. Segundo o relato bíblico, parte do grupo tinha a sua reserva e em contra senso, outra parte do grupo não tinha como repor o azeite para manter as lâmpadas acessas. 
O Noivo tarda em vir, grande risco corre a igreja, pois muitos já se esqueceram o quanto é importante manter toda a sua vida em ordem, afinal, o noivo não pode e não vai buscar uma noiva que não esteja devidamente ataviada sem mancha, sem macula e sem ruga. 
O noivo que é Cristo, traçou para a sua noiva a melhor coisa que uma noiva poderia querer: á saber a mansão celestial, que somente terá acesso a Igreja triunfante. A noiva prudente que guardou a promessa do retorno do noivo, manteve a reserva de azeite. 
Para a Igreja, a promessa é viva e verdadeira. Jesus, em momento algum da parábola garante o dia da volta do tão esperado noivo, todavia, com afirmação impositiva: “Diz que venho sem demora”, portanto, guarda o que você tem, ou seja, a promessa de morar com Cristo em gloria. 
No casamento secular no mundo ocidental, as bodas duram apenas um único dia. Acabando a festa todos retornam para suas residências, entretanto, nas bodas Cordeiro viveremos para todo o sempre com Jesus, o Cristo, na gloria do unigênito filho de Deus.  
Fixe na sua mente, todos os que o receberam a Saber Jesus, a estes foi feito o convite para participar das bodas do cordeiro. No entanto, não é verdade que basta receber este convite, muito importante é sua postura de cuidador do convite, aquele que lembra que o dia das bodas vai acontecer. 
Ou seja, muitos são convidados para a festa das bodas, mas sem o devido cuidado e os preparativos para este tão sonhado encontro com Cristo, você poderá ficar de fora, e talvez receba como palavra final estarrecedora: “Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço” Mateus 7:12. 
O nosso objetivo central nada mais é do que, estar pronto. Afinal, somos noiva do Cordeiro Santo de Deus, sem qualquer espécie de dúvidas, precisamos ser um povo santo, geração eleita, povo escolhido por Deus. 
 
OBJETIVOS FINAIS
Nunca se esqueça que você é noiva de Cristo.
A promessa foi feita, “eis que venho sem demora”
Seu objetivo é o Céu com Cristo nas bodas do Cordeiro. 
Não perca o foco na demora do noivo.