Como Deus trabalha pela unidade da Igreja

Escrito em 13/06/2021
Pr. Carlos Jefferson


LEITURA BÍBLICA: Atos 4.36 e 5.11

 

INTRODUÇÃO:

      A unidade de “coração e alma” dos crentes diante das necessidades dos irmãos realçava o testemunho da ressureição do Senhor (v.33), bem como demonstrava algo que o sistema religioso judaico (rígido e desagregador) não fomentava: que havia abundante graça sobre todo os crentes na difícil vida na cidade (v. 34).

        O evangelista Lucas narra aqui um fato concreto descrito por toda a Bíblia: são consequências do pecado as barreiras sociais, as relações tóxicas e abusivas; o acúmulo materialista que só gera insatisfação em quem o possui; a indiferença sobre a dor das multidões em meio a uma vida incerta.

          O testemunho da Igreja revela o poder de Deus sobre tudo isso: transformando pessoas ao crerem em Jesus, expandindo atraés delas a presença de Jesus sobre todos aqueles que sofrem! E contra tudo que não se submete ao Reino de Deus! Eis as razões pelas quais Deus mesmo trabalha pela unidade de Sua Igreja: se manifestando sobre todos (At 2.4) e selando cada um (At 2.39), para que a Palavra e o testemunho de Cristo sejam visto como uma só verdade.

         “O fato… de que esta unidade é orgânica e o organismo da Igreja tem relação vital com Jesus Cristo, visto como (sua) gloriosa Cabeça...”  Louis Berkoff. 

             

1. Deus trabalha na unidade da Igreja para que ela seja um bom exemplo de Cristo antes que seja percebida no mundo como um caso de sucesso.

1.1. O exemplo de renúncia voluntária e amorosa de “Zé Barnabé” (At 36-37) proveu na necessidade presente e promoveu ( na visão missionária) para o futuro (At 9.27; 11.27; 13.2-3; 15.37-39);

1.2. “No ministério, na vida, assim como no dicionário, Significado precede o Sucesso...” Pr. Ziel Machado (Rm 12.1);

2. Deus trabalha na unidade da Igreja para que a consolação não seja retida e a Boa Nova não seja des-graçada.

2.1. O testemunho cristão encoraja o amor! Mas a motivação carnal retém seus frutos e deforma sua beleza; ( Js 7.10-12; Is 52.7);

3. Deus trabalha na unidade da Igreja para que naõ haja diferenças entre o louvor coletivco e a motivação pessoal no interior dos discípulos (anulando a influência de Satanás na vida dos homens) - (At 5.3; Mt 4.10-11; 1Pe 5.8).

Nesta unidade, a graça coletiva é irresistível ao pecador assim como a identidade do crente fiel é resistente ao diabo (Ez 22.30) 

4. Deus trabalha na unidade da Igreja para que o Serviço Ministerial e a Família não estejam em lados opostos (v.8-10)

5. Deus trabalha na unidade da Igreja trilhando-a no temor do Senhor para que ela caminhe para grandes milagres (v. 11; At 5.12-13; 19.17)

 

Apelo/Conclusão:

  1. Deseje (e partilhe) um modelo de Cristo que fale mais alto que seu sucesso pessoal, conforme o evangelho;
  2. Ore pelo consolo sem medida do Espírito Santo;
  3. Que a influência satânica esteja anulada em sua vida pelo exercício da comunhão entre os santos de Deus, que é sua Igreja (Ef 1.1);
  4. Que a Família e Ministério cristão sejam uma só realidade;
  5. Que venha o temor de Deus nos corações para que trilhemos caminhos de milagres.